Weby shortcut

Ementas Disciplinas

Atualizado em 14/01/18 23:54.

BIOLOGIA CELULAR

Ementa: Evolução da célula. Biomembranas. Envoltório nuclear e nucléolo. Cromatina e cromossomos.  Ribossomos. Retículo endoplasmático liso e rugoso. Complexo de Golgi. Sistema endossômico-lisossômico. Mitocôndrias. Cloroplastos. Peroxissomos e hidrogenossomos. Citoesqueleto. Ciclo celular e mitose. Meiose. Matriz extracelular.

BIOLOGIA MOLECULAR

Ementa: Serão abordados aspectos teóricos e/ou práticos de tópicos relevantes em biologia molecular. O curso terá como objetivo o estudo de aspectos moleculares fundamentais para o correto funcionamento celular.

CUIDADO E MANEJO DE ANIMAIS DE EXPERIMENTAÇÃO

Ementa: Noções teórico-práticas sobre cuidados e manejo de animais de experimentação, com ênfase em roedores, com objetivo de garantir o bem-estar animal nas pesquisas.

CULTURA DE CÉLULAS ANIMAIS

Ementa: Os cultivos de células têm sido usados cada vez com maior freqüência em laboratórios, em subtituição ao emprego de animais de experimentação, por diversos motivos. Essa tendência se nota tanto entre os pesquisadores ligados às universidades e aos institutos de pesquisa, como nos que trabalham em laboratórios das empresas de produtos farmacêuticos, produtos alimentares, cosméticos, entre outros. O curso oferece informações técnicas e práticas sobre cultura de células, incluindo a descrição e discussão de protocolos de obtenção de vários tipos celulares. Descrever os princípios básicos da cultura celular (normas, técnicas, preparo e padronizações), as características da cultura de células permanentes e primárias, a contaminação por micoplasma e a aplicação da cultura como estratégia de estudo (análise da proliferação, fagocitose, metabolismo diagnóstico virológico, transfecção, fusão nuclear, morte celular, uso de marcadores fluorescentes e citometria de fluxo).

DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Ementa: Preparação de aulas (da área específica) pelos estudantes. Discussão das aulas com o docente responsável: metodologia e conteúdo

ENSAIOS BIOLÓGICOS APLICADOS À FARMACOLOGIA

Ementa:

UNIDADE 1: Modelos para o estudo de atividades e mecanismo de ação de fármacos no trato gastrintestinal e no processo inflamatório.

UNIDADE 2: Modelos para o estudo de atividades e mecanismo de ação de fármacos no SNC.

ENZIMOLOGIA

Ementa: A disciplina pretende estudar a estrutura e sua relação com a função das enzimas. A estrutura dos sítios ativos e os mecanismos de interação com substratos. Serão descritos os principais mecanismos de catálise. Significado fisiológico das interações enzimáticas serão destacados. Por fim, as principais aplicações industriais de enzimas serão abordadas.

ESTATÍSTICA APLICADA À PESQUISA

Ementa: Estatística Descritiva:(Variáveis e gráficos, Distribuição de freqüência, Parâmetros); Probabilidade  e  Distribuições:  Binomial, Poisson e  Normal; Inferência Estatística e Métodos de Amostragem; Introdução aos Testes de Hipóteses; Distribuição e Testes “t”; Intervalo de Confiança e Determinação do tamanho da amostra; Análise de Variância; Comparação entre Médias de Tratamento; Princípios de Experimentação e Delineamentos Experimentais; Correlação e Regressão; Distribuição e Teste de χ2; Outros Testes Não-Paramétricos (Teste Exato de Fisher, Teste McNemar, Teste do Sinal, Teste Mann-Whitney,  Teste Wilcoxon, Teste Kruskal Wallis).

ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS

Ementa: A disciplina visa discutir os aspectos teóricos e práticos necessários à compreensão das bases moleculares para a ação dos fármacos, as quais são essenciais para o entendimento da relação entre estrutura química e atividade biológica.

FARMACOLOGIA AVANÇADA

Ementa:

UNIDADE 1: Sistemas biológicos e definição de termos; curvas dose-resposta; modelos moleculares de interação droga-receptor; receptores humanos de DNA recombinante; concentrações teciduais de fármacos; mecanismos de agonismo e estímulo-resposta; sistemas de mensuração de droga-resposta; antagonismo; significância biológica e estatística

UNIDADE 2: Neuropsicofarmacologia molecular: neurotransmissão química; transportadores, receptores e enzima, canais iônicos; comunicação celular; transmissão sináptica; transdução de sinal; aminoácidos excitatórios e inibitórios; neurotransmissores comuns e atípicos, neuropeptídios.

FARMACOLOGIA DA DOR

Ementa:

UNIDADE 1: Fisiologia da dor; Nociceptores; Transdução sensorial; Receptores de potencial transiente; Mediadores químicos; Canais de íons controlados por voltagem; classificação da dor.

UNIDADE 2: Controle descendente da dor; Dor inflamatória; Dor crônica; Dor neuropática; Controle farmacológico da dor.

FISIOLOGIA ENDÓCRINA E METABOLISMO

Ementa: Fornecer aos alunos conceitos atuais sobre fisiologia e metabolismo no estado homeostático e no estado das duas principais patologias metabólicas, obesidade e diabetes. Estudar os mecanismos de controle do metabolismo energético, as principais causas de obesidade e diabetes, efeitos do exercício físico sobre o metabolismo e as implicações a longo prazo de estresses nutricionais e ambientais durante a gestação, infância, puberdade e vida adulta.

FISIOLOGIA RENAL

Ementa: Introduzir conceitos atualizados da fisiologia renal e promover estudos sobre algumas fisiopatologias. Compreendendo os mecanismos; da filtração glomerular, dos transporte de solutos e solventes ao longo do néfron, da regulação do volume do fluido extracelular, da regulação da tonicidade do fluido extracelular, da regulação do pH do fluido extracelular e compreender alguns processos fisiopatológicos.

FISIOPATOLOGIA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Ementa: Conceitos básicos de Fisiologia Cardiovascular: eletrofisiologia cardíaca e autonômica, bomba cardíaca e hemodinâmica. Conceitos gerais sobre fisiopatologias do sistema cardiovascular: hipertensão arterial essencial e cardiomiopatias. Participação do sistema nervoso central no desenvolvimento da hipertensão arterial e envolvimento de peptídeos angiotensinérgicos na gênese e desenvolvimento da hipertrofia e insuficiência cardíaca e hipertensão arterial. Modelos experimentais utilizados no estudo da hipertensão arterial e cardiomiopatias.

GENÉTICA AVANÇADA

Ementa: Esta disciplina tem como objetivo abordar as descobertas mais importantes da área da Genética e relacionar tais informações com os conceitos e definições de genes, cromossomos e hereditariedade. Bases citologia da herança, genética mendeliana, extensões da genética mendeliana, mutações cromossômicas, mutações gênicas, expressão genica, mapeamento genético.

GENÉTICA DO CÂNCER

Ementa: A disciplina tem como objetivo a criação de um foro de debates sobre os avanços recentes da Genética do Câncer, de maneira a permitir que os alunos adquiram conhecimento atualizado e desenvolvam comportamento crítico, complementando a formação individual naquilo que não é possível adquirir-se através do trabalho de tese e de outras disciplinas de natureza específica.

GENÔMICA DE RECURSOS GENÉTICOS

Ementa: Esta disciplina tem como ênfase a análise da variabilidade genética recursos genéticos vegetais, a partir de dados de genotipagem de alta resolução obtidos por sequenciamento de nova geração, oriundos do genoma e transcriptoma (RNA-seq). Os marcadores SNPs (Single Nucleotide Polymorphisms) resultantes do sequenciamento serão utilizados na determinação de uma série de parâmetros genéticos, bem como a identificação de genes e suas variantes intra-gênicas (Capture-seq). Além disso, juntamente com os dados de caracterização fenotípica, os SNPs serão utilizados em análises de mapeamento associativo. Ao final, será apresentada a abordagem de seleção genômica aplicada ao melhoramento populacional.

IMOBILIZAÇÃO DE BIOMOLÉCULAS

Ementa: Na disciplina serão abordados os aspectos teóricos e práticos das diferentes técnicas utilizadas nos processos de imobilização de biomoléculas, com destaque para imobilização de enzimas, os efeitos que cada técnica pode causar sobre a biomolécula imobilizada e as metodologias desenvolvidas para sua avaliação, bem como as aplicações das técnicas e suas implicações biotecnológicas.

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Ementa: Conceito de propriedade intelectual. Tipos de propriedade intelectual. Alvos de propriedade intelectual. Aspectos Jurídicos de propriedade intelectual. Marco Legal de Ciência e Tecnologia. Registro de patentes. Bancos de dados de patentes. Interpretação de Patentes. Redação de Patentes. Transferência de tecnologia. Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT/UFG. Aprendendo a empreender. Montando Startups. Sistemas de incubadores.

INTEGRIDADE ACADÊMICA

Ementa: Ética e integridade, más condutas acadêmicas, comitês de ética em pesquisa humana e em uso de animal, regulamentação do Comitê de Integridade Acadêmica.

INTRODUÇÃO AO LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA

Ementa: A disciplina propõe o estudo dos aspectos teórico/práticos de metodologias clássicas usadas frequentemente na análise de proteínas e carboidratos. Pretende dar ao estudante elementos que permitam optar pela melhor metodologia a ser empregada em cada caso específico, bem como solucionar problemas que possam ocorrer durante a execução das técnicas.

MEDIADORES INFLAMATÓRIOS E HIPERTENSÃO ARTERIAL

Ementa: O conteúdo dessa disciplina visa avaliar a contribuição do sistema imune inato e adaptativo na fisiopatologia da hipertensão arterial, dando importante ênfase para a ação imunológica sobre a disfunção vascular. Mecanismos imunológicos e moleculares da doença hipertensiva incluindo: (a) ativação do sistema imune inato, padrões moleculares associados a danos (damage-associated molecular patterns; DAMPs), padrões moleculares associados a patógenos (pathogen-associated molecular patterns; PAMPs) e padrões de reconhecimento de receptores (pattern recognition receptors; PRR); (b) resposta imune adaptativa, linfócitos T, linfócitos B e macrófagos; (c) citocinas próinflamatórias e anti-inflamatórias.

MÉTODOS EM BIOLOGIA CELULAR E TECIDUAL

Ementa: Introdução à metodologia para estudos em biologia celular e tecidual. Princípios de citoquímica. Princípios de microscopia fotônica. Preparo de soluções, corantes e fixadores. Métodos de coleta e fixação de materiais biológicos. Métodos de impregnação e inclusão em parafina e resinas sintéticas. Microtomia. Métodos citoquímicos. Métodos em imunohistoquímica. Obtenção, análise e interpretação de fotomicrografias. Análise morfométrica e estereológica.

MICROSCOPIA ELETRÔNICA

Ementa: Introdução aos princípios básicos da microscopia eletrônica de transmissão (MET). Aplicação da microscopia eletrônica à biologia celular e molecular. Princípios físicos da MET: sistemas de iluminação, lentes e formação de imagem. Métodos de fixação e preparação de sistemas biológicos para MET. Ultramicrotomia: obtenção de cortes semifinos e ultrafinos. Contrastação negativa e marcação específica de amostras para MET. Análise e interpretação das secções ultrafinas para identificação dos componentes celulares à MET. Obtenção e processamento de imagens em MET. Métodos qualitativos e quantitativos de análise à MET. Análise tridimensional das imagens obtidas no MET.

NEUROBIOLOGIA I

Ementa: Introdução à Neurobiologia: bioeletrogênese neuronal, neurotransmissores, sinapses e substratos neurais. Neurobiologia das reações de defesa: áreas centrais recrutadas em respostas primitivas à aversão e respostas fisiológicas ao estresse emocional. Neurobiologia da ansiedade e depressão: áreas centrais e neurotransmissores envolvidos e fármacos ansiolíticos. Cronobiologia: Conceitos, adaptação temporal, ritmicidade biológica, aspectos metodológicos e aplicações da cronobiologia.

NEUROBIOLOGIA II

Ementa: Neurobiologia dos transtornos de ansiedade. Neurobiologia da depressão. Neurobiologia do autismo. Doenças cerebrovasculares e fatores neurobiológicos. Aspectos neurobiológicos das doenças demenciantes. Neurobiologia dos transtornos neurodegenerativos.

PEPTÍDEOS BIOATIVOS

Ementa: A disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos uma visão atualizada sobre as aplicações biotecnológicas de peptídeos nativos e encriptados com atividade biológica, apresentando as principais técnicas de síntese e caracterização estrutural-funcional dessas biomoléculas. Para tanto, serão abordados os seguintes temas: (1) estrutura e propriedades químicas dos peptídeos; (2) síntese ribossomal e não-ribossomal de peptídeos; (3) potencial biotecnológico de peptídeos encriptados e de ocorrência natural; (4) Síntese química e recombinante de peptídeos; (5) caracterização química-estrutural de peptídeos; (6) Peptídeos com atividade antioxidante, antimicrobiana e antitumoral; (7) Técnicas biofísicas aplicadas ao estudo do mecanismo de ação de peptídeos bioativos; (8) limitações dos usos de peptídeos, toxicidade e estabilidade; (9) desenho de peptídeos com atividade biológica (PAMs).

PLANEJAMENTO E OTIMIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS

Ementa: Importância, conceituação e aplicação do planejamento de experimentos. Técnicas estatísticas de planejamento, análise de dados e construção de modelos. Serão abordados os seguintes temas: (1) Introdução ao planejamento de experimentos; (2) Planejamento fatorial; (3) Superfície de resposta; (4) Planejamento de Misturas; (5) Testes estatísticos.

QUÍMICA DE PRINCÍPIOS ATIVOS DE PLANTAS MEDICINAIS

Ementa: A disciplina descreverá as principais rotas do metabolismo secundário relacionadas à sintese de compostos fenólicos, com ênfase em metabolismo de taninos hidrolisáveis e condensados, flavonóides, fenilpropenos, terpenos, alcalóides, ligninas e lignanas, cumarinas, cinamatos, fitoalexinas, antocianinas, antraquinonas, flavolignanas e isoflavonóides. Em seguida serão abordados as principais metodologias farmacológicas para o estudo de plantas medicinais.

QUÍMICA DE PROTEÍNAS

Ementa: Na disciplina serão abordadas as interações não covalentes e ligações covalentes que mantém a estrutura proteica, os níveis hierárquicos da organização das proteínas, as modificações pós-translacionais e os aspectos energéticos que se relacionam com a estabilidade da estrutura das proteínas. Por fim, serão abordados os métodos modernos usados na predição e determinação da estrutura proteica.

REDAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

Ementa: A disciplina tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos pós-graduandos em técnicas de redação científica. A abordagem inclui o estudo das diferentes formas de registro bibliográfico através da análise das normas de diferentes tipos de periódicos. São desenvolvidas técnicas de redação de artigos científicos; conhecimento e determinação do fator de impacto e classificação pelo Sistema Qualis; elaboração de artigo de própria autoria em inglês e que satisfaça às exigências de um periódico de boa qualidade convenientemente escolhido; análise e emissão de parecer de artigo científico.

TEMAS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Ementa: Disciplina ministrada em Língua Inglesa, visando aprimorar a fluência no idioma. Os temas abordados na disciplina compreendem (1) apresentação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, (2) discussão de aspectos gerais de filosofia da ciência e metodologia da pesquisa em Ciências Biológicas; (3) dedução e indução; (4) divulgação científica; (5) ciência e pseudociência; (6) seminários.

TÓPICOS AVANÇADOS EM BIOQUÍMICA

Ementa: A disciplina tem como objetivo a criação de um foro de debates sobre os avanços recentes da Bioquímica, de maneira a permitir que os alunos adquiram conhecimento atualizado e desenvolvam comportamento crítico, complementando a formação individual naquilo que não é possível adquirir-se através do trabalho de tese e de outras disciplinas de natureza específica.

TÓPICOS ESPECIAIS EM FARMACOLOGIA

Ementa: A disciplina propõe a atualização de tópicos em Farmacologia utilizando modelos experimentais (ilustrativos, práticas em laboratório ou por videoconferência) para o estudo de novas fontes de fármacos naturais ou sintéticas, analisando a interação fármaco-receptor (cálculos e raciocínio metodológico em farmacologia, curvas concentração-efeito, medidas de potência, eficácia, afinidade de ligação, agonismo, antagonismo, etc) assim como as características bioquímicas e moleculares (mecanismos de ação) relacionadas aos efeitos biológicos promovidos por estes fármacos.

TÓPICOS ESPECIAIS EM FISIOLOGIA

Ementa: A disciplina será ministrada por professores e pesquisadores na área de Fisiologia e/ou áreas afins abordando temas atuais específicos relacionados à Fisiologia. A mesma será realizada em forma de aulas teóricas e/ou práticas, apresentações de seminários, conferências ou palestras, possibilitando aos alunos o aperfeiçoamento do conhecimento e do senso crítico na sua formação em Fisiologia. Também visa o contato com pesquisadores estrangeiros ou de outros centros de pesquisa do Brasil.

TÓPICOS ESPECIAIS EM MORFOLOGIA

Ementa: A disciplina será ministrada por professores e pesquisadores na área de Biologia Celular, Histologia e Embriologia, abordando temas atuais específicos relacionados à Morfologia Animal. A mesma será realizada em forma de aulas teóricas e/ou práticas, apresentações de seminários, conferências ou palestras, possibilitando aos estudantes o aperfeiçoamento do conhecimento e do senso crítico na sua formação em Morfologia. Também visa o contato com pesquisadores estrangeiros ou de outros centros de pesquisa do Brasil.

 

Listar Todas Voltar