karla

Pesquisadora do PPGCB recebe Prêmio Novos Talentos

A pesquisadora do PPGCB, Karla Batista, está entre os três pesquisadores de Goiás que foram contemplados na edição 2016 do Prêmio Novos Talentos para a Agricultura Sustentável, que tem por objetivo estimular pesquisas nacionais que promovam a integração entre ciência, natureza e desenvolvimento na perspectiva da promoção do alimento sustentável, envolvendo todas as áreas do conhecimento.

Dos sete jovens pesquisadores contemplados nas edições Américas e Brasil, três atuam em instituições goianas. Na tarde da última segunda-feira (28), inserida na programação do Seminário Internacional Cone Sul II, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio, em Brasília. A presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (FAPEG) e vice-presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Maria Zaira Turchi, participou do evento.

A iniciativa é uma parceria entre a FAPEG, o Instituto Fórum do Futuro e o Banco Mundial. Além da presidente da Fundação, estavam presentes no evento os ex-ministros da Agricultura, Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues, os reitor e pró-reitor do IF Goiano, Vicente Ferreira e Fabiano Guimarães, respectivamente, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais e coordenador do Prêmio, Evaldo Vilela, o representante do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola, Hernan Chiribogia, e o diretor de Projetos do Instituto Fórum do Futuro, Paulo Romano.

Em sua fala, a presidente da FAPEG parabenizou todos os jovens talentos contemplados com o Prêmio e ressaltou que esse movimento inovador na área alimentar liderado pelos premiados trará soluções importantes para o país e para o mundo. Para ela, os projetos apresentados são produtos que efetivamente respondem a essa necessidade concreta de avanços e inovação. “A FAPEG apoiar um Prêmio nesta área significa dar uma visibilidade para o mundo da relevância e da nossa responsabilidade social diante desse cenário. O Estado de Goiás é um importante produtor de alimentos, com uma economia baseada na agricultura, então nós temos uma grande responsabilidade nesse campo”, frisou Zaira.

Contemplados

Os três pesquisadores de Goiás, que foi o estado brasileiro com mais inscritos no Prêmio, foram o doutorando da Universidade Federal de Goiás, Lucas Oliveira Gomes, o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Gabriel Moura Mascarin, e a pesquisadora do PPGCB, Karla Batista. Eles foram contemplados com os segundo e terceiros lugares do Prêmio Américas e segundo lugar no Prêmio Brasil, categoria Agregação de Valor na Cadeia do Alimento – Indústria, Comércio e Serviços, respectivamente.

Karla 2

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da FAPEG com adaptações feitas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Fotografia: FAPEG.