7 mostra

7 mostra 1

É com grande honra que, em nome do programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (PPGCB/UFG), gostaríamos de convidá-los a participar da 7ª Mostra de Divulgação Científica e Popularização da Ciência para a Educação Básica que acontecerá entre os dias 6 e 8 de outubro de 2021, em plataforma virtual.

A sétima edição da Mostra - e primeira totalmente virtual - é fruto de um processo de consolidação do trabalho do PPGCB como uma importante ferramenta de extensão, cujo objetivo principal é despertar o interesse pela ciência e pesquisa para seu público-alvo: alunos das redes de ensinos fundamental e médio. A partir de diálogos e demonstrações experimentais realizadas por pós-graduandos e professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - PPGCB/UFG, a Mostra se dedica ao contato direto entre as comunidades escolar e acadêmica.

E, neste ano, de forma inédita, além da comunidade acadêmica do PPGCB, se somarão cientistas convidados de outras instituições que conversarão diretamente com os alunos da rede, ampliando a interlocução acadêmica em nível local, regional e nacional.

Como em edições anteriores, para fixar e ampliar a divulgação científica, serão selecionados alunos para receberem uma bolsa de Iniciação Científica Júnior, pelo período de 12 meses, em laboratórios vinculados ao PPGCB/UFG. Esta é uma grande oportunidade dos discentes em conhecer a rotina e desenvolver projetos em laboratórios da UFG.

Os discentes interessados do processo seletivo de Iniciação Científica Junior deverão seguir as seguintes regras:

1) Os alunos deverão estar matriculados e cursando o 1° ou 2° ano do ensino médio.

2) Estar inscrito e participar da 7ª Mostra de Divulgação Científica e Popularização da Ciência para a Educação Básica, que ocorrerá entre os dias 6-8 de outubro de 2021.

3) Gravar um vídeo:

- Tema: Cientistas Brasileiros

- Escolher apenas um cientista brasileiro

- Celular na posição 'horizontal'

- Duração mínima de 2 e máximo de 3 minutos

Lista dos CIENTISTAS Brasileiros (TEMA DO VÍDEO)

1. Leopoldo de Meis
  2. Sérgio Henrique Ferreira
  3. Mayana Zatz
  4. Oswaldo Cruz
  5. Johanna Dobereiner
  6. Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas
  7. Maurício Rocha e Silva
  8. Suzana Herculano-Houze
  9. Ester Cerdeira Sabino
  10. Jaqueline Goes de Jesus
  11. Nise Magalhães da Silveira
  12. Bertha Maria Júlia Lutz
  13. Adriane Ribeiro Rosa
  14. Graziela Maciel Barroso

Os vídeos deverão ser encaminhados entre 20/08 e 20/09/21 para o endereço de e-mail: mostra.ppgcb.ufg@gmail.com

Os vídeos serão pontuados nos seguintes critérios:

- Duração do vídeo (entre dois e três minutos);

- Domínio sobre o tema;

- Criatividade;

- Conteúdo.

4) Os alunos deverão realizar os desafios propostos durante o evento.

O resultado será divulgado durante o evento.

As inscrições já estão abertas, clique aqui e acesse o formulário de inscrição.

Aguardamos sua participação na 7ª Mostra de Divulgação Científica e Popularização da Ciência para a Educação Básica.

Se possível, compartilhe com seus colegas, estudantes e professores.