Disciplinas - PPGCB

Disciplinas
Comum
Farmacologia, Fisiologia e Morfologia
Bioquímica e Genética

Didática no Ensino Superior

Comum

Créditos: 4


* Opção de disciplina obrigatória

Preparação de aulas (da área específica) pelos estudantes. Discussão das aulas com o docente responsável: metodologia e conteúdo.

Estatística Aplicada à Pesquisa

Comum

Créditos: 4


* Opção de disciplina obrigatória

Estatística Descritiva:(Variáveis e gráficos, Distribuição de freqüência, Parâmetros); Probabilidade e Distribuições: Binomial, Poisson e Normal; Inferência Estatística e Métodos de Amostragem; Introdução aos Testes de Hipóteses; Distribuição e Testes “t”; Intervalo de Confiança e Determinação do tamanho da amostra; Análise de Variância; Comparação entre Médias de Tratamento; Princípios de Experimentação e Delineamentos Experimentais; Correlação e Regressão; Distribuição e Teste de χ2; Outros Testes Não-Paramétricos (Teste Exato de Fisher, Teste McNemar, Teste do Sinal, Teste Mann-Whitney, Teste Wilcoxon, Teste Kruskal Wallis).

Redação de Artigos Científicos

Comum

Créditos: 4


* Opção de disciplina obrigatória

A disciplina tem como objetivo aprimorar o conhecimento dos pós-graduandos em técnicas de redação científica. A abordagem inclui o estudo das diferentes formas de registro bibliográfico através da análise das normas de diferentes tipos de periódicos. São desenvolvidas técnicas de redação de artigos científicos; conhecimento e determinação do fator de impacto e classificação pelo Sistema Qualis; elaboração de artigo de própria autoria em inglês e que satisfaça às exigências de um periódico de boa qualidade convenientemente escolhido; análise e emissão de parecer de artigo científico.

Temas em Ciências Biológicas

Comum

Créditos: 2


* Opção de disciplina obrigatória

Disciplina ministrada em Língua Inglesa, visando aprimorar a fluência no idioma. Os temas abordados na disciplina compreendem (1) apresentação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, (2) discussão de aspectos gerais de filosofia da ciência e metodologia da pesquisa em Ciências Biológicas; (3) dedução e indução; (4) divulgação científica; (5) ciência e pseudociência; (6) seminários.

Cuidado e Manejo de Animais de Experimentação
UFG Doutoral

Comum

Créditos: 1

 

Noções teórico-práticas sobre cuidados e manejo de animais de experimentação, com ênfase em roedores, com objetivo de garantir o bem-estar animal nas pesquisas.

Inovação e Empreendedorismo

Comum

Créditos: 2

 

Conceito de propriedade intelectual. Tipos de propriedade intelectual. Alvos de propriedade intelectual. Aspectos Jurídicos de propriedade intelectual. Marco Legal de Ciência e Tecnologia. Registro de patentes. Bancos de dados de patentes. Interpretação de Patentes. Redação de Patentes. Transferência de tecnologia. Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT/UFG. Aprendendo a empreender. Montando Startups. Sistemas de incubadores.

Integridade Acadêmica
UFG Doutoral

Comum

Créditos: 2

 

Ética e integridade, más condutas acadêmicas, comitês de ética em pesquisa humana e em uso de animal, regulamentação do Comitê de Integridade Acadêmica.

Fisiologia da Reprodução

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 4

 

Principais tópicos na área de fisiologia da reprodução, no macho e na fêmea. Morfofisiologia feminina e masculina. Instalação da puberdade na fêmea e no macho, destaque para ovogênese e espermatogênese. Neuroendocrinologia do controle reprodutivo masculino e feminino (eixo hipotálamo-adenohipófise-gônadas, comportamento sexual). Ciclo estral e menstrual. Fecundação. Fisiologia da gestação e reconhecimento embrio-materno. Parto fisiológico. Lactação. Controle farmacológico da reprodução.

Fisiologia Endócrina e Metabolismo

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 2

 

Fornecer aos alunos conceitos atuais sobre fisiologia e metabolismo no estado homeostático e no estado das duas principais patologias metabólicas, obesidade e diabetes. Estudar os mecanismos de controle do metabolismo energético, as principais causas de obesidade e diabetes, efeitos do exercício físico sobre o metabolismo e as implicações a longo prazo de estresses nutricionais e ambientais durante a gestação, infância, puberdade e vida adulta.

Fisiologia Renal

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 2

 

Introduzir conceitos atualizados da fisiologia renal e promover estudos sobre algumas fisiopatologias. Compreendendo os mecanismos; da filtração glomerular, dos transporte de solutos e solventes ao longo do néfron, da regulação do volume do fluido extracelular, da regulação da tonicidade do fluido extracelular, da regulação do pH do fluido extracelular e compreender alguns processos fisiopatológicos.

Fisiopatologia do Sistema Cardiovascular

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 4

 

Conceitos básicos de Fisiologia Cardiovascular: eletrofisiologia cardíaca e autonômica, bomba cardíaca e hemodinâmica. Conceitos gerais sobre fisiopatologias do sistema cardiovascular: hipertensão arterial essencial e cardiomiopatias. Participação do sistema nervoso central no desenvolvimento da hipertensão arterial e envolvimento de peptídeos angiotensinérgicos na gênese e desenvolvimento da hipertrofia e insuficiência cardíaca e hipertensão arterial. Modelos experimentais utilizados no estudo da hipertensão arterial e cardiomiopatias.

Mediadores Inflamatórios e Hipertensão

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 2

 

O conteúdo dessa disciplina visa avaliar a contribuição do sistema imune inato e adaptativo na fisiopatologia da hipertensão arterial, dando importante ênfase para a ação imunológica sobre a disfunção vascular. Mecanismos imunológicos e moleculares da doença hipertensiva incluindo: Ativação do sistema imune inato, padrões moleculares associados a danos, padrões moleculares associados a patógenos e padrões de reconhecimento de receptores; Resposta imune adaptativa, linfócitos T, linfócitos B e macrófagos; Citocinas próinflamatórias e anti-inflamatórias.

Neurobiologia

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 4

 

Introdução à Neurobiologia: bioeletrogênese neuronal, neurotransmissores, sinapses e substratos neurais. Neurobiologia das reações de defesa: áreas centrais recrutadas em respostas primitivas à aversão e respostas fisiológicas ao estresse emocional. Neurobiologia da ansiedade e depressão: áreas centrais e neurotransmissores envolvidos e fármacos ansiolíticos. Cronobiologia: Conceitos, adaptação temporal, ritmicidade biológica, aspectos metodológicos e aplicações da cronobiologia.

Tópicos Especiais em Fisiologia

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 2

 

A disciplina será ministrada por professores e pesquisadores na área de Fisiologia e/ou áreas afins abordando temas atuais específicos relacionados à Fisiologia. A mesma será realizada em forma de aulas teóricas e/ou práticas, apresentações de seminários, conferências ou palestras, possibilitando aos alunos o aperfeiçoamento do conhecimento e do senso crítico na sua formação em Fisiologia. Também visa o contato com pesquisadores estrangeiros ou de outros centros de pesquisa do Brasil.

"

Ensaios Biológicos Aplicados à Farmacologia

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 4

 

UNIDADE 1: Modelos para o estudo de atividades e mecanismo de ação de fármacos no trato gastrintestinal e no processo inflamatório. UNIDADE 2: Modelos para o estudo de atividades e mecanismo de ação de fármacos no SNC.

"

Estratégias de Otimização de Compostos Bioativos

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 2

 

A disciplina visa discutir os aspectos teóricos e práticos necessários à compreensão das bases moleculares para a ação dos fármacos, as quais são essenciais para o entendimento da relação entre estrutura química e atividade biológica.

"

Farmacologia Avançada

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 4

 

UNIDADE 1: Sistemas biológicos e definição de termos; curvas dose-resposta; modelos moleculares de interação droga-receptor; receptores humanos de DNA recombinante; concentrações teciduais de fármacos; mecanismos de agonismo e estímulo-resposta; sistemas de mensuração de droga-resposta; antagonismo; significância biológica e estatística. UNIDADE 2: Neuropsicofarmacologia molecular: neurotransmissão química; transportadores, receptores e enzima, canais iônicos; comunicação celular; transmissão sináptica; transdução de sinal; aminoácidos excitatórios e inibitórios; neurotransmissores comuns e atípicos, neuropeptídios.

"

Química de Princípios Ativos de Plantas Medicinais

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 4

 

A disciplina descreverá as principais rotas do metabolismo secundário relacionadas à sintese de compostos fenólicos, com ênfase em metabolismo de taninos hidrolisáveis e condensados, flavonóides, fenilpropenos, terpenos, alcalóides, ligninas e lignanas, cumarinas, cinamatos, fitoalexinas, antocianinas, antraquinonas, flavolignanas e isoflavonóides. Em seguida serão abordados as principais metodologias farmacológicas para o estudo de plantas medicinais.

Tópicos Especiais em Farmacologia

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 2

 

A disciplina propõe a atualização de tópicos em Farmacologia utilizando modelos experimentais (ilustrativos, práticas em laboratório ou por videoconferência) para o estudo de novas fontes de fármacos naturais ou sintéticas, analisando a interação fármaco-receptor (cálculos e raciocínio metodológico em farmacologia, curvas concentração-efeito, medidas de potência, eficácia, afinidade de ligação, agonismo, antagonismo, etc) assim como as características bioquímicas e moleculares (mecanismos de ação) relacionadas aos efeitos biológicos promovidos por estes fármacos.

Biologia Celular

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 4

 

Evolução da célula. Biomembranas. Envoltório nuclear e nucléolo. Cromatina e cromossomos. Ribossomos. Retículo endoplasmático liso e rugoso. Complexo de Golgi. Sistema endossômico-lisossômico. Mitocôndrias. Cloroplastos. Peroxissomos e hidrogenossomos. Citoesqueleto. Ciclo celular e mitose. Meiose. Matriz extracelular.

Métodos em Biologia Celular e Tecidual

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 4

 

Introdução à metodologia para estudos em biologia celular e tecidual. Princípios de citoquímica. Princípios de microscopia fotônica. Preparo de soluções, corantes e fixadores. Métodos de coleta e fixação de materiais biológicos. Métodos de impregnação e inclusão em parafina e resinas sintéticas. Microtomia. Métodos citoquímicos. Métodos em imunohistoquímica. Obtenção, análise e interpretação de fotomicrografias. Análise morfométrica e estereológica.

Microscopia Eletrônica

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 4

 

Introdução aos princípios básicos da microscopia eletrônica de transmissão (MET). Aplicação da microscopia eletrônica à biologia celular e molecular. Princípios físicos da MET: sistemas de iluminação, lentes e formação de imagem. Métodos de fixação e preparação de sistemas biológicos para MET. Ultramicrotomia: obtenção de cortes semifinos e ultrafinos. Contrastação negativa e marcação específica de amostras para MET. Análise e interpretação das secções ultrafinas para identificação dos componentes celulares à MET. Obtenção e processamento de imagens em MET. Métodos qualitativos e quantitativos de análise à MET. Análise tridimensional das imagens obtidas no MET.

Tópicos Especiais em Morfologia

Farmacologia, Fisiologia e Morfologia

Créditos: 2

 

A disciplina será ministrada por professores e pesquisadores na área de Biologia Celular, Histologia e Embriologia, abordando temas atuais específicos relacionados à Morfologia Animal. A mesma será realizada em forma de aulas teóricas e/ou práticas, apresentações de seminários, conferências ou palestras, possibilitando aos estudantes o aperfeiçoamento do conhecimento e do senso crítico na sua formação em Morfologia. Também visa o contato com pesquisadores estrangeiros ou de outros centros de pesquisa do Brasil.

Biologia Molecular

Bioquímica e Genética

Créditos: 4

 

Serão abordados aspectos teóricos e/ou práticos de tópicos relevantes em biologia molecular. O curso terá como objetivo o estudo de aspectos moleculares fundamentais para o correto funcionamento celular.

Bioquímica Avançada

Bioquímica e Genética

Créditos: 2

 

A disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos uma visão atualizada sobre as aplicações biotecnológicas de peptídeos nativos e encriptados com atividade biológica, apresentando as principais técnicas de síntese e caracterização estrutural-funcional dessas biomoléculas. Serão abordados os seguintes temas: Estrutura e propriedades químicas dos peptídeos; Síntese ribossomal e não-ribossomal de peptídeos; Potencial biotecnológico de peptídeos encriptados e de ocorrência natural; Síntese química e recombinante de peptídeos; Caracterização química-estrutural de peptídeos; Peptídeos com atividade antioxidante, antimicrobiana e antitumoral; Técnicas biofísicas aplicadas ao estudo do mecanismo de ação de peptídeos bioativos; Limitações dos usos de peptídeos, toxicidade e estabilidade; Desenho de peptídeos com atividade biológica.

Planejamento e Otimização de Experimentos

Bioquímica e Genética

Créditos: 4

 

Importância, conceituação e aplicação do planejamento de experimentos. Técnicas estatísticas de planejamento, análise de dados e construção de modelos. Serão abordados os seguintes temas: Introdução ao planejamento de experimentos; Planejamento fatorial; Superfície de resposta; Planejamento de Misturas; Testes estatísticos.

Tópicos Especiais em Bioquímica

Bioquímica e Genética

Créditos: 2

 

A disciplina tem como objetivo a criação de um foro de debates sobre os avanços recentes da Bioquímica, de maneira a permitir que os alunos adquiram conhecimento atualizado e desenvolvam comportamento crítico, complementando a formação individual naquilo que não é possível adquirir-se através do trabalho de tese e de outras disciplinas de natureza específica.

Cultura de Células Animais

Bioquímica e Genética

Créditos: 2

 

O curso oferece informações técnicas e práticas sobre cultura de células, incluindo a descrição e discussão de protocolos de obtenção de vários tipos celulares. Descrever os princípios básicos da cultura celular (normas, técnicas, preparo e padronizações), as características da cultura de células permanentes e primárias, a contaminação por micoplasma e a aplicação da cultura como estratégia de estudo (análise da proliferação, fagocitose, metabolismo diagnóstico virológico, transfecção, fusão nuclear, morte celular, uso de marcadores fluorescentes e citometria de fluxo).

Genética Avançada

Bioquímica e Genética

Créditos: 4

 

Esta disciplina tem como objetivo abordar as descobertas mais importantes da área da Genética e relacionar tais informações com os conceitos e definições de genes, cromossomos e hereditariedade. Bases citologia da herança, genética mendeliana, extensões da genética mendeliana, mutações cromossômicas, mutações gênicas, expressão genica, mapeamento genético.

Genética do Câncer

Bioquímica e Genética

Créditos: 2

 

A disciplina tem como objetivo a criação de um foro de debates sobre os avanços recentes da Genética do Câncer, de maneira a permitir que os alunos adquiram conhecimento atualizado e desenvolvam comportamento crítico, complementando a formação individual naquilo que não é possível adquirir-se através do trabalho de tese e de outras disciplinas de natureza específica.

Tópicos Especiais em Genética

Bioquímica e Genética

Créditos: 2