Como ingressar no PPGCB?

ORIENTAÇÕES PARA ESTUDANTES INTERESSADOS EM CURSAR MESTRADO OU DOUTORADO NO PPGCB

ATENÇÃO!!!!

Se você pretende ingressar no mestrado ou doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFG, fique atento com as informações e dicas abaixo...

Os processos seletivos para ingresso ao mestrado e ao doutorado no PPGCB ocorrem ao menos 2 vezes ao ano, sendo o primeiro no início e outro no meio do ano. Excepcionalmente, podem ocorrer outros processos seletivos.

Em nosso programa, as vagas são distribuídas baseadas nas ofertas dos orientadores, ou seja, o candidato concorre à vaga específica ofertada por algum docente no programa. Os números de vagas ofertadas por cada docente são especificados nos editais dos processos seletivos.

Para se inscreverem nos processos seletivos para ingresso ao mestrado ou doutorado é necessário que o candidato apresente um projeto de pesquisa, preferencialmente elaborado conjuntamente com o seu possível orientador. Assim, sugerimos que os interessados em ingressar nos cursos do PPGCB entrem em contato com um de nossos orientadores antecipadamente para que juntos elaborarem seus projetos de pesquisa.

Se você pretende prestar o próximo processo seletivo do PPGCB, consultem sobre as Linhas de pesquisa e acessem os currículos dos nossos orientadores no link "Corpo Docente".

Além disso, recomendamos fortemente que antes de prestar o processo seletivo, que realizem um estágio preparatório de 3 a 6 meses no laboratório do professor que você pretende realizar o mestrado ou doutorado.

Além do projeto de pesquisa você deverá apresentar suficiência em Língua Inglesa. A prova de inglês é aplicada durante o processo seletivo. No entanto, poderá ser dispensado desta prova se apresentar no momento da inscrição o Certificado de Suficiência em inglês emitido pelo Casle (Centro de Avaliação de Suficiência em Língua Estrangeira) da Universidade Federal de Goiás. As informações sobre as provas do Casle e o cronograma de aplicação das mesmas podem ser verificadas no link https://casle.letras.ufg.br/. Outra opção é apresentar certificado ou comprovante de suficiência linguística mínima em Teste de Inglês como Língua Estrangeira (TOEFL - Test of English as a Foreign Language) com pontuação mínima de 385 (modalidade TOEFL ITP) ou de 55 (modalidade TOEFL IBT) e com validade de até dois anos desde sua emissão.

Visitem também nossas redes sociais: