Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (anteriormente denominado Programa de Pós-Graduação em Biologia) da Universidade Federal de Goiás (PPGCB-UFG) teve início em dezembro de 1979, segundo a resolução 143/79 do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa (CCEP). Pertence ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e está subordinado à Pró-Reitoria de Pós-graduação (PRPG). Tem por objetivo e missão a capacitação e formação de profissionais para atuarem na pesquisa científica, na docência do ensino superior e no desenvolvimento de atividades inerentes a área de Ciências Biológicas e nas grandes áreas afins: bioquímica, farmacologia, fisiologia, biotecnologia, genética, genômica e proteômica. O programa atende profissionais de diversas formações (agrônomos, biólogos, biomédicos, educadores físicos, enfermeiros, engenheiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, odontólogos, químicos, veterinários, entre outros) e atualmente oferece dois níveis de formação: Mestrado e Doutorado.

O PPGCB está organizado em uma Coordenadoria de Pós Graduação como órgão deliberativo; uma Coordenação como órgão executivo da Coordenadoria, constituída por um coordenador, um sub-coordenador; comissões (Administrativa, de Bolsas, de Seleção) e uma Secretaria, como órgão de apoio à coordenação. Todas as atribuições da coordenação e das comissões são regulamentadas pela Resolução CEPEC no. 1075 de 2012.

Desde a implantação, em 1980, até julho de 2014, o PPGB originou mais de 450 dissertações e teses nas diferentes áreas da Ciências Biológicas. A maioria dos mestres e doutores formados pelo PPGCB atua em instituições de ensino superior federais e privadas, centros de pesquisa, instituições federais e estaduais como IBAMA, Secretaria de Saúde e Secretária de Educação do Estado de Goiás, agências reguladoras, empresas da área ambiental e da saúde, garantindo à sociedade o retorno do investimento na formação de profissionais na área.

O Programa conta atualmente com 23 docentes (19 no núcleo permanente, 4 no núcleo de colaboradores e 1 professor visitante) e 3 linhas de pesquisas, que integram os diversos grupos de pesquisa que atuam no PPGCB-UFG. Esses grupos vem desenvolvendo pesquisas de ponta, empregando técnicas experimentais nas grandes áreas do conhecimento relacionadas com microorganismos, plantas e animais. O PPGCB da UFG é composto por docentes da UFG, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), de pesquisadores da EMBRAPA - Centro Nacional de Pesquisa em Arroz e Feijão (CNPAF) e, atualmente, conta com a parceria da Universidade do Mississipi (EUA), através da colaboração do prof. Dr. Jordan Kordian Zjawiony.