defesa Victor 2

PPGCB tem a primeira defesa de Mestrado do programa ARIFA na UFG

Victor Ifeanyi Okoh, estudante de mestrado do PPGCB,  foi o primeiro a defender o mestrado pelo convênio do Agricultural Research and Innovation Fellowship for Africa (ARIFA Program) na UFG. A defesa aconteceu na sala de telemedicina da Faculdade de Medicina, na manhã do dia 23 de agosto. Victor é da Nigéria e faz parte do grupo de 8 alunos que vieram para a UFG por meio desse convênio, que foi iniciado em 2021 de forma remota e, posteriormente, passou a ser presencial. O estudante concluiu seu mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas em apenas 1 ano e seis meses e foi orientado pelo professor Paulo Ghedini, que reforça que a presença de estudantes internacionais no PPG possibilitou uma maior internacionalização de outros estudantes também, pois as aulas, textos, tarefas, apresentações e documentos tiveram de ser totalmente na língua inglesa. O PPGCB incrementou sua internacionalização em vários aspectos tendo, como exemplo, o de se estruturar para oferecer um conjunto de disciplinas ministradas em inglês. Por isso, para Ghedini: “foi uma forma de ver na prática todos os benefícios da internacionalização. Afinal, um estudante internacional, ao receber o apoio para a sua formação acadêmica, contribui muito para a instituição que os recebe, pois eles agregam novas informações e experiências para os sistemas científico e educacional, além de difundirem a cultura e a língua do seu país nativo. (Texto fonte: SRI/UFG)

Victor é a segunda defesa do PPGCB em que todos os procedimentos acadêmicos, que vão da orientação até a defesa final, ocorreram em língua inglesa. A primeira defesa no Programa, nesse modelo, ocorreu em 2013 com a defesa de doutorado do egresso Christian Hoffmann, orientado pelo Professor Frederic Bushman da Universidade da Pennsylvania, EUA.

defesa Victor
A defesa de Victor ocorreu nas formas presencial e virtual, tendo na banca de avaliadores os Professores Manoel Biancardi (PPGCB) e Andrea Tarozzi, da Universidade de Bolonha, Itália. Todas as disciplinas, orientação, assim como a dissertação e a defesa final ocorreram em língua inglesa.