O Curso de pós-graduação em Biologia da Universidade Federal de Goiás teve inicio em dezembro de 1979, segundo a resolução 143/79 do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa (CCEP). Pertence ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e está subordinado à Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG). O Curso vem passando por um processo contínuo de re-estruturações a fim de se adequar ao avanço do conhecimento na área e aos Parâmetros Nacionais de Avaliação exigidos pela CAPES. Em 1996 passou por processo de re-estruturação (aprovado pela CAPES em 1998) e resultou na criação de novas áreas de concentração e um aumento considerável no corpo discente e docente.
Em 2003 passou por nova re-estruturação, convergindo para apenas uma área de concentração: Biologia Celular e Molecular, com várias linhas de pesquisa, de acordo com a especialidade do orientador. O conceito quatro (04), que vigora atualmente para o curso, foi atribuído após a primeira avaliação, após a efetivação desse processo de re-estruturação. O Curso tem buscado interagir com outras instituições de ensino e pesquisa. Tem convênio com a EMBRAPA, contando atualmente com três (03) professores/ orientadores daquela Instituição. Ainda, a EMBRAPA disponibilisa os seus laboratórios equipamentos e campos experimentais para alunos desenvolverem as suas dissertações. Da mesma forma posui colaboração com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Com a iniciativa privada, possui estudantes desenvolvendo dissertações nos laboratórios da Neoquimica, empresa fabricante de medicamentos de Anápolis. Foi formalizado em 2004, convênio com a Universidade de Rio Verde FESURV, onde, a partir de 2005, está sendo administrado o Mestrado Interinstitucional (MINTER), com 20 alunos matriculados, no momento.
|